domingo, 15 de maio de 2011

XVI CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL

Participação das Junioras de XVI Congresso Eucarístico “EUCARISTIA, PÃO DA UNIDADE DOS DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO”,


Nós Junioras: Ir.M Grasiela, Ir. M Aparecida, Ir. M Angelina, Ir. M Simone, Ir. M Norma e Ir. M Cristina, juntamente com a formadora, tivemos a graça e a imensa alegria de realizar o nosso primeiro encontro de junioristas de 2010 com o XVI Congresso Eucarístico Nacional.
O nosso encontro teve início no dia 12 de maio, com o término no dia 16 .
Nos dias 12 e 13 houve em nosso encontro momentos de partilha, de alegria e de muita união entre nós junioras e formadora, e nos dias 13 a 16 participamos com milhares de pessoas de vários cantos do nosso Brasil do XVI Congresso Eucarístico Nacional.
O Congresso Eucarístico foi realizado em Brasília DF, com início no dia 13 à noite com a Santa Missa na Esplanada dos Ministérios e com o término no dia 16 também com a Santa Missa. O Congresso teve como tema: “EUCARISTIA, PÃO DA UNIDADE DOS DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO”, pois, de fato a Eucaristia é o grande Sacramento da unidade da Igreja. Foi muito gratificante para nós Junioras ver e participar do mesmo Corpo e do mesmo Sangue, juntamente com duas irmãs da comunidade Santa Rosa: Ir. Matildes, Ir. Lucimar, com os bispos, padres, seminaristas e todo o povo de Deus. União visível da Igreja.
 O Congresso nos proporcionou essa emoção e tendo como centro, tamanha e importantíssima presença que é, e que sempre será a pessoa de Jesus Cristo que uniu pessoas dispersas e diversas num encontro de fraternidade e esperança.
Foi importante para nós podermos estar ali e presenciar que Jesus é muito amado. Realmente, esta certeza cria  uma confiança interior e nos fortalece  para enfrentarmos problemas num mundo, que vive momentos  gritantes com atitudes neo-liberais, capitalistas, de injustiças e uma invasão globalizada gerando uma profunda desesperança entre nós.
Tivemos também momentos de aprofundamento de temas importantes na Igreja hoje.
O Congresso Eucarístico promoveu dois simpósios:
Simpósio Teológico e o primeiro simpósio de  Bioética promovido durante um Congresso Eucarístico.
Nós irmãs participamos do Simpósio de Bioética, no qual, o enfoque primordial foi a vida nos seus vários contextos mediantes aos problemas de eutanásia,  fertilização in vitro e  o aborto.
Ainda dentro do simpósio de Bioética houve momento de reflexão,  meditação e  adoração que foi organizada pela Comunidade Jesus Menino, uma comunidade laical que cuida de meninos com alguma deficiência física e mental, creio que este momento foi de grande valia  para todos nós que participamos do Simpósio de Bioética.
Durante o período do Congresso apreciamos também as exposições de artes, os milagres eucarísticos, a passeata dos jovens.
Enfim, o Congresso Eucarístico superou nossas expectativas, sentimos emoções diversas, foi algo que nos proporcionou forças espirituais  para prosseguir a nossa caminhada  religiosa com mais fervor, tendo sempre como fonte de vida a Eucaristia, que pode nos transformar para sermos religiosas autênticas e compromissadas com o Reino.
O Congresso nos fez reavivar não só a esperança do encontro com Jesus Cristo, mas também a alegria de sermos missionárias de nosso Senhor Jesus em comunhão com toda a Igreja que é e que sempre será dinâmica e que luta em prol da vida. Este é o nosso desafio. Peçamos juntas. “ Fica conosco, Senhor”. (  Lc 24,29).

Ir. Maria Norma Apolinário, FNSMC




2 comentários:

  1. Santa Virginia priorizou o “CUIDAR” da pessoa humana em suas necessidades urgentes. É natural que suas seguidoras tenham um conhecimento enciclopédico na Fé e na Razão, para dar continuidade as obras e espiritualidade da Fundadora.

    ResponderExcluir
  2. tenho um ENORME apreço pela congregaçaõ da filhas de nossa senhora do monte calvário cresci á sombra das religiosas de virgínea e marca "registrada" delas sempre foi o HÁBITO singular que as distinguia das demais congregações e derrepente aparece uma LOUCA e simplesmente para se dizer ATUAIS que são pós concílio vaticano ii e RIDICULARIZA o hábito religioso convertendo -o em uma coisa ESQUISITA que mais parece com LAVADEIRAS de empresa o HABITO FAZ O MONGE SIM E VIRGINEA NAO GOSTARIA QUE SE FIZESSE ISTO.

    ResponderExcluir